quarta-feira, 28 de abril de 2010

(Historia) Revolta de Beckman

A revolta de Beckman ocorreu no Maranhão, em 1684, houveram conflitos entre os jesuítas e os colonos por causa da escravização dos índios.
Por defender a liberdade dos índios, os religiosos da Companhia de Jesus, foram expulsos de maranhão, só voltaram em 1680, por decisão da coroa. Nessa data, foi proibida a escravização de índios. Tentando intervir na economia local, Portugal,decidiu criar a Companhia Geral do Comércio do Estado do Maranhão. A empresa tinha que se encarregar das exportações para Lisboa e de monopolizar o comércio dos gêneros alimentícios na cidade, e tinha que trazer pora no cerca de quinhentos negros durante vinte anos e vende-los por cem mil réis. Mas como o acordo não foi bem sucedido. Os fazendeiros não recebiam os lotes de escravos do governo e desgastavam-se em conflitos contra os jesuítas que impediam a escravização dos índios. Além disso, a companhia não adquiria toda produção agrícola e negociava manufaturados de má qualidade e com preços altos.
Iniciado o movimento rebelde liderado por Manuel Beckman que organizou um movimento para acabar com a Companhia do Comércio e com a influencia dos jesuítas. Queriam também, autorização para escravizar índios.os armazéns da Companhia foram destruídos, a escola dos jesuítas foram invadidas e os padres foram expulsos.
Os rebeldes, então construíram um governo provisório, e Tomás Beckman irmão de Manuel Beckman, foi encarregado de ir a Lisboa expor a situação ao rei de Portugal. Este, ao saber dos acontecimentos não aceitou a atitude dos revoltosos: prendeu e puniu Tomás Beckman. Em seguida, enviou ao Maranhão um novo governador, Gomes Freire de Andrade.



"Apontados como líderes, Manuel Beckman e Jorge de Sampaio receberam como sentença a morte pela forca. Os demais envolvidos foram condenados à prisão perpétua. Manuel Beckman e Jorge Sampaio foram enforcados a 2 de novembro de 1685 (10 de novembro, segundo outras fontes). A última declaração de Manuel foi: "Morro feliz pelo povo do Maranhão!". Tendo os seus bens ido a hasta pública, Gomes Freire arrematou-os todos e devolveu-os à viúva e filhas do revoltoso." < - - - Wikipedia

Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário