sábado, 15 de maio de 2010

(Geografia) Fim da URSS (União Soviética)

Durante a dácada de 70 a União Soviética se mostrava esgotada na economia e política. Neste momento noticias preocupantes abalavam os moradores como racionamentode energia e alimentos.Quando os problemas se generalizaram,os antigos moldes socialistas não resolviam o caso.Com o agrqavamento da crise em 1979 dado a invasão soviética ao Afeganistão os recursos que ja eram poucos foram reduzidos pois precisavam manter 500 mil soldados em território do Afeganistão.
Em 1985 Mikhail Gorbachev foieleito para governa a União Soviética, com suas propostas inovadoras gande parte da população apoiou sua idéia de manutenção da economia com o aumento da produção e suas idéias de acabar com a censura e combater a corrupção. Membros da parte comunista acharam uma ameaça ao seu poder político , alem da parte que não queriam mais o governo socialista soviético.
Na década de 70 a 80 vários países socialistas sofreram crise como a Thecoslováquia, Alemanha e polônia.
Na década de 90 o mundo havia mudado muito. o colapso sa União Soviética e do socialismo real levou ao fim da guerra fria e a "abertura econômica" foi iniciada ,um trato entre os paises socialista e captalista para que o mercado fosse ampliado e o numero de consumidores aumentasse com compra e venda de mercadorias coom paises captalistas.
Em 1990 um acontecimento cahmou a atenção, o Iraque invadiu o Kwait com a razão de falência de economia iraquiana, a anexação ao Kwait reivindicando o território iraquiano e a existencia de poços de petróleo que atiçavam o interesse iraquiano. Essa atitude foi revidada com o ataque de vários ao Iraque pois foram espalhados rumores que o Iraque tomaria posse de todo golfo pérsico.


POSTAGEM FEITA POR MATHEUS CONTREIRAS E YAN JORDI

Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário